José Saramago

1.3.07 at 9:36 da manhã

DD: "Saramago recebeu prémio de Filho Predilecto da Andaluzia"

Cito o Diário Digital de 28 de Fevereiro: "José Saramago agradeceu hoje emocionado o prémio de Filho Predilecto da Andaluzia, que lhe foi entregue por ocasião do Dia desta região espanhola, uma zona onde se sente «em casa».
«A Andaluzia não é a minha terra mas é terra minha», disse num discurso de aceitação do galardão, marcado por constantes aplausos do público.
Referindo-se aos «muitos amigos» que tem nesta região espanhola, o escritor português observou: «Se pudéssemos engrandecer o lugar onde nascemos, diria que ampliei o meu pequeno povo e o meu pequeno país», até chegar à Andaluzia e à localidade de Castril, onde nasceu a sua mulher, Pilar del Rio.
Saramago mencionou por várias vezes Pilar del Rio e a sua numerosa família - «os 14 cunhados» -, recordando que foram eles que o apresentaram à Andaluzia, uma região onde se sente «bem».
«Têm uma reputação de que não vão muito com o trabalho, mas sim que gostam de cantar e dançar. Mas isso não é verdade. O que acontece é que vocês não dormem«, disse, provocando risos entre a plateia.
Saramago confessou ainda que se sente, primeiro, português, em segundo lugar ibérico e em terceiro europeu, e asseverou sentir muita alegria pelo reconhecimento decidido pelo parlamento andaluz."

Etiquetas:




View My Stats