José Saramago

6.11.06 at 10:47 da tarde

JN: "Saramago em Gaia"

Cito o Jornal de Notícias de hoje: "A literatura de José Saramago é o tema da próxima exposição de Agostinho Santos que inaugurará até ao final do ano, no Museu Nacional de Imprensa, no Porto, e que posteriormente seguirá para o Museu Nacional da Língua Portuguesa, em S.Paulo no Brasil. Enquanto se ultimam os preparativos para a mostra, que integrará cerca de 130 obras, o pintor recebeu no seu ateliê, em Gaia, a visita do escritor José Saramago e da mulher, Pilar del Rio.
O Nobel da literatura deslocou-se ao ateliê a convite de Agostinho Santos e viu detalhadamente as obras (acrílicos s/tela e desenhos a tinta da china e aguarelas) que foram concebidas desde 1995 até aos dias de hoje.
Saramago, que irá escrever o texto principal do catálogo, confrontou-se com as suas personagens, como Blimunda, Baltazar ou a mulher do médico, entre muitas outras, visualizadas no papel ou na tela.
O escritor mostrou-se surpreendido pelo que viu e revelou ter gostado. " São trabalhos muito bons, bem conseguidos e principalmente tive uma sensação muito agradável ao ver, na tela e no papel, cenas e algumas personagens dos meus livros",disse.
Saramago confidenciou ter naquele preciso momento - no interior do atelê - criado o título para o seu texto e manifestou-se satisfeito pelo resultado conseguido em várias obras, com incidência para as que interpretam o "Memorial do Convento".
No entanto, também questionou Agostinho Santos sobre pormenores de algumas telas de grandes dimensões que se baseiam no último livro, "As intermitências da morte".
José Saramago, que apresentará dentro de dias o novo livro, "Pequenas Memórias," na sua terra natal , Azinhaga, no dia em que comemorará 84 anos (posteriormente, visitará o México), garantiu que estará presente na inauguração da exposição no Porto, que se realizará até ao final do ano e que terá o título "José Saramago, segundo Agostinho Santos".




View My Stats